Sempre falamos para os nossos que não se pesem na balança.
Primeiro porque isso gera ansiedade que não é nem um pouco saudável, principalmente no processo de emagrecimento ou ganho de massa muscular.
Segundo porque o peso corporal sofre inúmeras influências, podendo variar muito ao longo da semana e até do mesmo dia, dependendo do grau de hidratação, das refeições anteriores, da frequência com que a pessoa vai ao banheiro… e por último, porque ela de fato não reflete as mudanças que estão ocorrendo em seu organismo.
No emagrecimento saudável, existe a substituição das massas (gorda por magra), que nem sempre é acompanhada pela redução do peso na balança. Muito pelo contrário, o peso na balança pode até subir e isso não significa que a pessoa tenha engordado. Por isso, é importante realizar exames e técnicas mais precisas para se quantificar a gordura e massa magra no organismo e assim acompanhar a sua evolução! Atualmente, existem excelentes exames no mercado disponíveis. Vou listar os mais frequentes:
1- Adipômetro: a técnica consiste em aferir a espessura da camada de gordura nas dobras cutâneas e comparar os valores obtidos com os de referência;
2- Bioimpedância: analisa a composição corporal através da facilidade ou resistência que a corrente elétrica encontra em passar pelos diferentes tecidos do organismo;
Na dúvida de qual exame realizar?
Converse com seu médico e nutricionista, que irão te indicar o melhor método visando o custo-benefício, além de te auxiliarem na interpretação dos resultados para que você saiba sua real evolução.
No Instituto do Peso, o exame de bioimpedância está incluso na sua consulta. Agende agora mesmo.