Você sabia que o equilíbrio hormonal é importante para a saúde e bem-estar do corpo humano? Isso porque, são os hormônios que regulam e controlam o bom funcionamento do organismo como um todo.
Hoje vamos falar sobre os principais tipos de hormônios, os problemas que podem surgir quando estão desregulados, ainda apresentar 3 dicas rápidas do que fazer para se manter bem nesse aspecto. Veja:
10 hormônios mais importantes para o corpo humano
Os principais hormônios responsáveis por gerar o equilíbrio hormonal no corpo humano são:
1. Progesterona – produzido pelos ovários, é responsável pelo equilíbrio hormonal da menstruação, fecundação, transporte e implantação do óvulo fertilizado.
2. Estrogênio – também presente somente no organismo feminino, esse hormônio é responsável pelo desenvolvimento das características femininas, como o crescimento de seios e pelos pubianos, por exemplo.
3. Testosterona – responsável pelo desenvolvimento das características masculinas como a barba, timbre da voz e músculos, esse hormônio é produzido nos testículos dos homens.
4. Tiroxina (T4) – produzido pela glândula tireoide, a T4 é responsável pelo equilíbrio hormonal do metabolismo, batimentos cardíacos e manutenção do peso corporal.
5. Crescimento (GH) – em conjunto com a produção de IGF-1 realizada pelo fígado, o GH é o hormônio responsável pelo crescimento do ser humano, desenvolvimento de massa muscular e alongamento dos ossos.
6. Antidiurético (ADH) – esse hormônio também é conhecido como vasopressina e atua sobre os rins, regulando a excreção de líquido corporal por meio da urina, e portanto, trabalhando também para o equilíbrio da pressão sanguínea.
7. Glucagon – age no equilíbrio hormonal de taxa de glicose no organismo do ser humano, e é produzido pelo pâncreas por meio da ativação da enzima fosforilase.
8. Paratormônio – produzido pelas glândulas paratireóides, é responsável por controlar a quantidade de cálcio no sangue do ser humano.
9. Adrenalina – interligado ao sistema nervoso, a adrenalina é produzida pelas glândulas adrenais e tem como função preparar o corpo para agir em alguma situação.
10. Insulina – também produzida pelo pâncreas, a insulina controla a absorção e taxa de glicose nas células do corpo humano, para evitar doenças como diabetes ou hiperglicemia.
Por que é tão importante manter o equilíbrio hormonal?
Como vimos acima, o bom funcionamento dos hormônios é fundamental para diversos sistemas do organismo humano, desde o crescimento até funções mais específicas, como a produção de características específicas por gênero.
Os hormônios viajam pela corrente sanguínea e distribuem atribuições para tecidos e órgãos, além de manter o controle de funções essenciais para o bem-estar do corpo humano.
O estilo de vida de uma pessoa poderá contribuir para seu equilíbrio hormonal e saúde ou na geração de doenças. Fatores como alimentação, prática de exercícios, controle do estresse e sono adequado estão na lista de quem busca qualidade de vida.
Sintomas de quem tem desequilíbrio hormonal
Existem alguns sintomas relacionados ao desequilíbrio hormonal que podem dar indícios, como:
- ganho ou perda de peso sem motivos aparentes;
- pele ressecada ou com espinhas;
- insônia e dificuldades para dormir;
- alteração na frequência cardíaca ou pressão arterial;
- ansiedade ou depressão;
- dores de cabeça constantes;
Entre outros sintomas, estão a fadiga e o aumento repentino de sede. Para identificação do desequilíbrio e diagnóstico, é necessário consultar sempre um médico endocrinologista de confiança.
3 dicas para manter o equilíbrio hormonal
Depois de entender como identificar um possível desequilíbrio, vamos falar sobre 3 dicas simples para manter o equilíbrio hormonal por meio da mudança e/ou constância de alguns hábitos:
1. Atividade Física
Fazer atividade física e praticar esportes regularmente está, com certeza, no topo da lista de hábitos para ter equilíbrio hormonal e qualidade de vida. Isso porque ajuda a prevenir doenças, como diabetes e obesidade, além de aumentar de forma positiva o crescimento corporal e o ganho de massa magra.
2. Descanso Efetivo
Ter um sono de qualidade e um descanso efetivo é primordial para regular os níveis dos hormônios que aumentam ou diminuem o apetite, além de influenciar na produção de insulina e cortisol.
3. Gerenciamento de estresse
O estresse é gerado, naturalmente, por hormônios para criar reação à situações adversas com a liberação de adrenalina. Mas, quando essa emoção é um estado constante pode gerar problemas, como perda de apetite, e até doenças de hipertensão e arritmia cardíaca. Por isso, é importante gerenciar esse estado.
Conheça o Instituto do Peso
O Instituto do Peso atua como uma clínica que oferece acompanhamento médico para pessoas que buscam o equilíbrio hormonal de forma saudável, visando o emagrecimento saudável e a longo prazo.
Em nossas clínicas, dispomos de uma equipe multidisciplinar formada por médicos e especialistas em alta performance, além de uma estrutura laboratorial de qualidade para avaliar o estado clínico do paciente.
Entre em contato com o Instituto do Peso e agende sua consulta. 📞 (11) 3132-0012