O processo de emagrecimento saudável envolve uma série de medidas, inclusive alimentares. Alguns alimentos devem ser ingeridos em maior escala, enquanto outros devem ser introduzidos no consumo habitual.
Nesse texto, trouxemos a organização de níveis e grupos alimentares e mostramos para você como deve ocorrer o consumo de maneira geral.
Para uma orientação especializada, no entanto, consultar um nutricionista é indispensável, e aqui te explicamos os motivos.
Para você que busca um emagrecimento saudável, continue a leitura e entenda melhor sobre o assunto!👇🍉
Tipos de alimentos para um emagrecimento saudável
Antes de pontuarmos os alimentos que auxiliam no processo de emagrecimento saudável, é interessante apresentar a organização que estes ocupam.
Isso porque os alimentos são divididos em quatro níveis e oito grupos alimentares diferentes.
Os níveis dos alimentos são:
- energéticos, compostos pelos carboidratos;
- reguladores, que inclui fibras, vitaminas e minerais;
- construtores, formado pelas proteínas;
- energéticos extras, compostos pelas gorduras.
Dentre os oito grupos alimentares, os energéticos se referem aos do primeiro grupo: de cereais, pães e tubérculos.
Os alimentos reguladores têm como exemplo as frutas e hortaliças, outros dois grupos alimentares.
Os construtores, por sua vez, são representados por leguminosas, carnes e ovos, leite e derivados, outros três grupos alimentares.
Por último, os energéticos extras se referem às gorduras e açúcares, dois últimos grupos alimentares da lista.
Agora que explicamos a organização dos alimentos, fica mais fácil compreender como eles podem auxiliar no processo de emagrecimento saudável.
Alimentação adequada favorece o processo de emagrecimento
Depois de entender melhor como é disposta a organização dos níveis e grupos alimentares, você descobre agora quais alimentos representam essas categorias e qual é o consumo indicado para um emagrecimento saudável.
Cereais, pães e tubérculos
Ao contrário do que muitos pensam, os carboidratos não são vilões. São eles as principais fontes de energia para o organismo.
O que muda é a composição entre os carboidratos complexos, ricos em fibras; e os simples, que são pobres nesse nutriente.
Dessa forma, alimentos como aveia, arroz e batata doce fornecem a energia necessária para o corpo humano e contribuem para a digestão por meio das fibras.
Devem ser consumidos em escala considerável para promover ânimo para as atividades do dia a dia.
Óleos e gorduras, açúcares e doces
Por outro lado, os carboidratos simples, de nível energético extra, representado pelos doces e óleos, devem ser consumidos com cautela.
Óleos como azeite de oliva e outros tipos promovem energia. Quando usados de forma regular e sem excesso (cerca de 2 a 4 colheres ao dia), além de benéficos são essenciais para o sistema nervoso.
No entanto, doces sortidos não oferecem grandes vantagens, fazendo com que esse nível alimentar seja consumido esporadicamente.
Frutas e Hortaliças
Após os energéticos, os alimentos que devem ser consumidos em escala considerável, são os reguladores.
Frutas, verduras e legumes são fundamentais para um emagrecimento saudável. Isso porque promovem uma série de vitaminas e minerais que, em falta, podem resultar em danos clínicos.
Leguminosas, carnes e ovos, leite e derivados
Por fim, os alimentos construtores ocupam o terceiro lugar em consumo, representado por proteínas de origem animal e vegetal.
Indispensáveis para fortalecer a estrutura muscular do corpo e manter o sistema imunológico ativo, leguminosas como feijão, grão-de-bico, lentilha; e proteínas animais (carnes magras, ovos, leite e seus derivados), contribuem de forma significativa para um emagrecimento saudável e para uma manutenção do corpo durante o processo.
Nutricionista: o responsável por cuidar da alimentação
São muitas as informações relacionadas aos alimentos. Com isso, é normal que haja dúvidas na hora de realizar as refeições quando se busca um emagrecimento saudável.
Por isso, em um processo como esse é indispensável contar com um profissional especializado que tenha o conhecimento necessário para instruir o consumo alimentar que promova os resultados esperados.
Além disso, cada pessoa possui um perfil físico e uma rotina diferenciada, fazendo com que uma dieta alimentar específica seja a única forma de manter o peso adequado. Sendo assim, a consulta com um nutricionista se faz necessária.
O nutricionista é o profissional que estuda a nutrição, conhecendo, portanto, todos os alimentos e suas atuações no corpo.
Da mesma forma, possui o domínio necessário de compreender o desempenho físico do paciente e entender como o consumo alimentar pode ser somado às demais medidas para um emagrecimento saudável.
Na busca por um corpo saudável, a alimentação é importante. Mas, é apenas um dos pilares para o seu emagrecimento saudável.
Conheça o Instituto do Peso
O processo de emagrecimento envolve uma série de medidas que, juntas, caminham rumo a um resultado eficaz e duradouro.
Para cada uma delas, é interessante contar com ajuda especializada de quem possa garantir a melhor maneira de alcançar esse objetivo.
Por isso, o Instituto do Peso dispõe de uma equipe multidisciplinar, formada por médicos e especialistas em emagrecimento, além de uma estrutura laboratorial para avaliar o estado clínico do paciente.
Entre as especialidades estão: nutricionistas, nutrólogos, endocrinologistas e metabologistas.
Se você busca um emagrecimento saudável, entre em contato com o Instituto do Peso e agende sua consulta: 📞(11) 3132-0012