Os hormônios do emagrecimento estão presentes em nosso corpo e auxiliam na perda de peso, facilitando a trajetória do emagrecimento saudável.
Como já vimos antes, os hormônios são os reguladores que garantem o bom funcionamento do organismo humano, e eles podem atuar em diferentes processos, por exemplo, controlando o ciclo menstrual e o crescimento físico.
Quer entender quais são os hormônios do emagrecimento e como a sua ativação pode contribuir no seu processo de emagrecimento? Siga com a leitura! 👇
O que são os hormônios do emagrecimento?
Os hormônios do emagrecimento são chamados assim porque as suas funções têm relação direta com o apetite, metabolismo e distribuição de gordura corporal.
Os fatores que determinam a produção de mais ou menos hormônios são variados, incluindo a genética, funcionamento do organismo, hábitos e outras condições de saúde do indivíduo.
Assim, para que você tenha um processo de emagrecimento saudável, além dos exercícios físicos e dieta controlada, é preciso trabalhar o equilíbrio hormonal também.
Quais são os hormônios do emagrecimento e como controlá-los?
Grelina
A grelina é considerada um dos hormônios do emagrecimento porque é responsável por enviar um comando informando ao cérebro sobre a sensação de fome quando o estômago está vazio.
Em longos períodos de jejum, é comum que o organismo tenha altos níveis de grelina no sangue, mas isso deve passar assim que a fome é saciada.
Pessoas com sobrepeso podem sofrer com o desequilíbrio desse hormônio, em que mesmo em períodos de saciedade, ele continua enviando comandos ao cérebro que o corpo está com fome.
Para diminuir e controlar a quantidade de grelina no organismo, são indicados exercícios físicos cardio-intensos como musculação, boxes ou circuitos de treinamento.
Leptina
Fazendo o caminho inverso, a leptina é o hormônio do emagrecimento que indica a saciedade para o cérebro, ou seja, informa que a pessoa já está totalmente satisfeita.
A alimentação constante mesmo depois da saciedade, má alimentação e estresse, no entanto, fazem com que o cérebro crie resistência a ler os sinais que esse hormônio envia.
A solução nesse caso é aumentar o consumo de alimentos antioxidantes e ter períodos controlados para alimentação: com boa mastigação, para que o cérebro consiga entender a saciedade do corpo.
Tireóide
Os hormônios do emagrecimento produzidos na tireóide são responsáveis pelo controle, aceleração e diminuição do metabolismo do indivíduo, além da temperatura corporal.
É por meio dessas atividades que o organismo queima as calorias absorvidas, e aí está a importância do controle desses hormônios para o processo de perda de peso.
Os dois hormônios da tireoide principais são o T4 (tiroxina) e o T3 (triiodotironina).
Para o equilíbrio desses hormônios, a alimentação balanceada e rica em fibras, legumes, cereais integrais e carne branca são essenciais.
Cortisol
O cortisol é outro hormônio do emagrecimento, mas está relacionado com a saúde mental das pessoas; isso porque este é o hormônio que quando possui altas taxas no organismo, gera o estresse.
Este hormônio é produzido nos rins, e auxilia no controle de pressão sanguínea e na digestão, distribuindo o uso de proteínas, gorduras e carboidratos pelo organismo.
A melhor forma de controlar o cortisol é o exercício físico realizado de forma constante e dieta balanceada, evitando carboidratos e doces.
Hormônios Sexuais
Os hormônios sexuais, tanto o estrogênio (feminino) quanto a testosterona (masculino), têm impacto sobre o ganho ou perda de peso dos indivíduos.
Para as mulheres, quando esses hormônios diminuem, é possível notar um acúmulo maior de gordura na região da cintura.
Os homens com mais de 30 anos também devem sentir a queda dos hormônios de testosterona, e por isso devem ficar atentos.
Nesse cenário, a melhor manutenção de hormônios do emagrecimento é ter um histórico de práticas de exercícios físicos e hábitos saudáveis.
Neste artigo, falamos sobre os hormônios do emagrecimento, indicamos os principais e como eles podem ser controlados para ajudar no processo de emagrecimento saudável.
Conheça o Instituto do Peso
O Instituto do Peso atua com uma equipe multidisciplinar, formada por médicos e especialistas em emagrecimento, além de uma estrutura laboratorial para avaliar o estado clínico do paciente.
Entre a equipe de especialidades estão: nutricionistas, nutrólogos e endocrinologistas. Se você busca um emagrecimento saudável e equilíbrio hormonal, entre em contato com o Instituto do Peso e agende sua consulta: 📞 (11) 3132-0012