Uma das queixas mais comuns no consultório é a retenção de líquidos.
Ela pode ocorrer devido à inúmeros fatores, que devem ser investigados em consulta. A retenção pode ser consequência a alguma patologia, principalmente cardiovascular, renal ou a algum distúrbio hormonal, e hoje já sabemos que existem alguns polimorfismos genéticos que favorecem a retenção hídrica!
Porém mesmo em pessoas saudáveis, ela também pode ocorrer principalmente por erros alimentares, excesso de peso e sedentarismo!
Após avaliar o caso e identificar a causa, o médico poderá instituir o tratamento correto, mas medidas básicas podem aliviar e muito o incômodo que a retenção causa! São elas: ingerir quantidade adequada de água, evitar alimentos industrializados, embutidos ou com alto teor de sódio, adequar o peso, praticar atividades físicas regularmente, utilizar meias de compressão, elevação dos membros inferiores no final do dia e realização de drenagem linfática.
Chás diuréticos podem ser usados como estratégia, sendo o chá verde, hibiscus e cavalinha os mais utilizados, mas se você estiver gestante deve conversar com seu médico antes de utilizar qualquer substância! Checar hormônios (principalmente tireoidianos, insulina e cortisol) e níveis de vitaminas e minerais faz parte da consulta nutrológica, e em alguns casos será indicada a suplementação, além de podermos utilizar alguns fitoterápicos a nosso favor!