Quem escolhe uma alimentação parcial ou totalmente livre dos produtos de origem animal, muitas vezes, acaba sendo questionado sobre como suprir as demandas proteicas.
Os macronutrientes são encontrados em diversos cereais, leguminosas e oleaginosas, fazendo com que não seja difícil encontrar uma fonte proteica adequada.
Apesar de serem menos concentradas (ou seja, possuírem menos gramas de proteína por porção), as fontes vegetais são excelentes opções para compor as refeições, às vezes, até mais saudáveis, logo que têm menos calorias e mais fibras.
Em geral, há a ideia de que apenas as fontes animais possuem proteínas completas, ou seja, que contêm todos os aminoácidos essenciais.
Ocorre que, muitos alimentos vegetais têm quantidades muito baixas de aminoácidos específicos, enquanto as carnes e leite, por exemplo, possuem maiores concentrações de todos.
Mas há uma forma simples de driblar isso: com um cardápio variado e equilibrado, esse desequilíbrio é compensado e todos os aminoácidos podem ser supridos. Por exemplo, basta combinar arroz e lentilha — ou seja, cereais e legumes.
Você procura uma vida sem o consumo de carnes? Nós temos uma equipe médica e de nutricionistas especializadas em vegetarianismo, agende sua consulta, nós podemos te ajudar com isso também.